sábado, 26 de março de 2011

Caso Fiona (doença do disco intervertebral)


   O caso da paciente Fiona ( cocker spaniel, 6 anos) foi um grande desafio para mim. Seu diagnóstico (através de radiografia da coluna) foi de calcificação de disco entre vértebras torácicas (T12- T13). Essa calcificação é um indício de uma degeneração no disco ou de uma hérnia que comprime a medula espinhal.

   No dia da avaliação, ela apresentava paralisia dos membros posteriores, reflexos presentes e déficit de propriocepção (quando o animal não "percebe" que a pata está na posição errada ou virada para baixo).

   Iniciei o tratamento fisioterápico com aplicação de laser terapêutico, crioterapia (gelo) e TENS  na coluna para analgesia. Depois incluí outras modalidades: FES para fortalecimento da musculatura dos membros posteriores (que atrofia pelo desuso prolongado), estímulos neuro-sensoriais (como escovação), alongamentos e mobilização das articulações, tração da coluna e caminhada com ajuda de uma faixa. À medida que ela progredia, fui acrescentando exercícios na bola,  prancha proprioceptiva e natação.

   Fiona voltou a andar (sem equilíbrio e coordenação) após 4 meses. Continuou melhorando e recebeu  alta da fisioterapia depois de 6 meses de tratamento. Foi uma enorme satisfação vê-la andando novamente.

   Esse é o link para ver o vídeo do caso dela:
   http://www.youtube.com/watch?v=7e0zlaZ7Ofk