terça-feira, 26 de julho de 2011

Caso Nina - Doença do disco intervertebral

  A cadela Nina (daschund, 7 anos) apresentou um quadro de paralisia aguda dos membros pélvicos (posteriores). O laudo da radiografia da coluna foi: diminuição de espaço entre vértebras torácicas e lombares (T10-T11 e L1-L2). De acordo com o histórico clínico e pelo exame complementar, o diagnóstico sugestivo foi de doença do disco intervertebral (hérnia de disco). Foi instituído um tratamento medicamentoso e indicada a realização de fisioterapia. 

   No dia da avaliação, ela apresentava-se com paralisia dos membros posteriores (havia 6 dias), reflexos espinhais nos quatro membros presentes e dificuldade para urinar e defecar. Também apresentava déficit de propriocepção nos membros posteriores, atrofia da musculatura (pelo desuso) e cifose (arqueamento) da coluna.
   
   As modalidades inicialmente utilizadas foram: laserterapia e TENS (analgesia) na coluna toráco-lombar, FES na musculatura dos membros posteriores (diminuir a atrofia e aumentar o tônus), alongamento e mobilização das articulações dos membros posteriores, estímulos neurosensoriais e proprioceptivos (ex: escovação). 

   Depois comecei a fazer tração e alongamento da coluna e exercícios de sustentação com auxílio de uma bola. Quando ela começou a dar os primeiros passos, acrescentei exercícios para melhorar o equilíbrio, a coordenação e propriocepção (ex: prancha, bola, caminhada na grama e com obstáculos). 

    O tratamento de reabilitação durou 3 meses e a Nina recebeu alta após 30 sessões de fisioterapia. 
    
    Esse é o vídeo do caso dela: